Curso de Extensão em Desenvolvimento de Projeto de Estruturas de Concreto Assistido por Computador

Sobre o curso

O presente curso aborda o desenvolvimento de projetos estruturais em concreto armado assistido por computador. Está voltado a profissionais já graduados nas áreas de engenharia civil, tecnólogos em construção civil e arquitetura. Possui como objetivos gerais à capacitação e reciclagem de profissionais que atuam na área de estruturas, com enfoque na concepção, no  dimensionamento e o detalhamento de estruturas de concreto armado, em conformidade com as normas brasileiras vigentes. Será dividido em três módulos, sendo eles: Básico, Intermediário e Avançado

1. Instituição: Universidade Federal de Goiás
  2. Unidade: Escola de Engenharia Civil e Ambiental
  3. Modalidade do Curso: Extensão Presencial
  4. Carga Horária / Módulo: 40 horas
  5. Público-Alvo: Engenheiros Civis, Tecnólogos em Construção Civil e Arquitetos
  6. Coordenador: Prof. Dr. Janes Cleiton Alves de Oliveira
  7. Instrutor: Prof. Dr. Janes Cleiton Alves de Oliveira
  8. Número máximo de alunos / módulo : 30
  9. Número mínimo de alunos / módulo : 15

Conteúdo dos Módulos

1.  Modulo Básico - Carga Horária: 40Hs

Voltado a profissionais que estão iniciando na área de Projeto de estruturas em concreto armado. São discutidos conceitos relacionados ao arranjo estrutural básico de edificações de pequeno porte, a relação arquitetura x estrutura, o lançamento estrutural, a definição do modelo estrutural, o pré-dimensionamento de lajes, vigas e pilares, os critérios de dimensionamento dos elementos estruturais e o detalhamento dos elementos com base na NBR6118:2014. Neste módulo será desenvolvido um projeto estrutural de um sobrado residencial desde o lançamento estrutural até a emissão das plantas finais para execução.

Pré Requisito desejável: Não possui;

2.  Módulo Intermediário – Carga Horária: 40Hs

Direcionado a profissionais que já possuem alguma experiência em projeto de estruturas de concreto armado e queiram se aprofundar em estruturas de edifícios de porte intermediário, com subsolo. Serão abordados assuntos importantes como: ações e combinações, forças devido ao vento em edificações conforme NBR6123, análise da estabilidade global via parâmetros simplificados (alfa e gama-Z), lançamento de pilares em edifícios em altura, discussões sobre os tipos de lajes utilizadas nos edifícios, o pré-dimensionamento de lajes, vigas e pilares, os critérios e o dimensionamento dos elementos estruturais; o detalhamento das peças com base na NBR6118:2014. É recomendável que o participante tenha concluído o módulo básico.

Pré Requisito desejável: Módulo Básico;

3.  Módulo Avançado – Carga Horária: 40Hs

Dirigido aos profissionais com maior experiência em projetos de estruturas de concreto armado e que queiram se aprofundar em análises de situações especiais que envolvam: não-linearidades,  processos aproximados e rigorosos para análise de segunda ordem, análise de vibrações em edifícios, análise da estabilidade global via processo P-delta, problemas envolvendo variação de temperatura e retração, interação solo-estrutura, modelagem de grelha (linear x não linear) e análise de lajes via método dos elementos finitos. Os conceitos serão apresentados em forma de “cases” práticos, apresentando as implicações no dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais. É recomendável que o participante tenha concluído os módulos básico e intermediário.

Pré Requisito desejável: Módulo Básico e Intermediário;

Investimento

Valor por módulo: R$ 900,00 (à vista) ou 3x de 330,00 (parcelados no cartão de crédito);

Inclui:

1. Slides do curso;
  2. Material digital ser utilizado no módulo;
  3. Licença provisória (por 30 dias) para utilização do software TQS versão 20 para a utilização no módulo;

Local onde serão ministradas as aulas

Todas as aulas serão ministradas 100% presencial, no miniauditório da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

Inscrições

Para mais informações a respeito das inscrições do referido curso, clique no botão abaixo:

Inscrições

Cronograma de Aulas

Para mais informações a respeito do Cronograma de Aulas, clique no botão abaixo:

Informações para contato

Unidade: Escola de Engenharia Civil e Ambiental - EECA

EndereçoAv. Universitária, no. 1488. Setor Universitário. CEP 74605-220, Goiânia - Goiás - Brasil

Contato: (62) 3209 6086

E-mail: dpec.eeca@gmail.com